quarta-feira, 26 de maio de 2010

1º Evento - CNO a Ler +

No dia 27 de Maio de 2010, às 19h30, na Biblioteca da Escola Secundária do Monte de Caparica, irá decorrer o evento LIVROS PEDIDOS.
Venha participar e desfrutar de um bom momento de leitura.
FRASE DO DIA: Leitura e Bolinhos com Chá, é o Melhor que Há!!!

9 comentários:

  1. Aos noventa anos, Camilla começa a escrever a sua auto-biografia, baseando-se nos seus diários que mantém até à data. Aos longos das páginas, Camilla revê a sua vida, desde a sua infância de orfã criada pelos tios-avós numa quinta de Sintra, passando por aquilo que considera ser o ponto fundamental da sua existência como pessoa e mulher, os seus três casamentos. Para Camilla, os seus casamentos marcaram diferentes momentos, ou ciclos, da sua vida. O denominador comum dos três passa pelo apelido dos seus maridos, todos começados com a letra S, como havia previsto a sua fiel amiga e criada Paca.
    Não posso começar esta minha opinião mais pessoal sem referir o misto de sensações que me assolou durante a leitura do mesmo. Se por um lado estava satisfeita por ter nas mãos uma obra tão boa, por outro sentia um vazio por saber que Rosa Lobato de Faria já não está entre nós para presentear os seus leitores com a sua arte. Mas passando ao livro propriamente dito. Esta é uma obra excelente, que me deu muito prazer ler. A história atravessa quase um século de vida de Portugal. Acompanhamos pelos olhos de Camilla diversos acontecimentos históricos desde o Regicídio, passando pela Implantação da Républica, o início do Estado Novo e o 25 de Abril. É interessante ver como a própria maneira de estar da protagonista vai se modificando com o avançar dos anos, desde o tempo em que não era bem visto uma senhora falar de política ao tempo em que a própria fazia questão que a informassem do que se estava a passar. A escrita é de uma beleza imensa, carregada de poesia em forma de prosa, com toques de romantismo e modernidade. Um livro que recomendo vivamente a toda a gente.

    ResponderEliminar
  2. É portuguesa e uma grande romancista! Os livros desta senhora são simplesmente encantadores. Levam-nos ao mais profundo dos sentimentos: o amor. A sua forma poética de abordar o sentimento, leva-nos a acreditar profundamente que ele existe tal e qual como ela o descreve.
    O título pode enganar. Ao lermos os três casamentos, pensamos logo “pronto, mais um divorciada!” Nada disso!! Camila é uma “eterna” viúva. Todos os seus maridos tinham um apelido que se iniciava por 's’.

    ResponderEliminar
  3. ;) Não conheço o livro... mas agora fiquei curiosa! Vou lê-lo! beijinhos e obrigado pela partilha!

    ResponderEliminar
  4. Este livro não o conheço, mas ja li as "Esquinas do Tempo" e adorei. Já estava curiosa com este livro, mas agora vou ter que o ter na minha estante. Muito obrigada por partilharem estas pequenas grandes coisas. Adorei.

    Isabel Velez

    ResponderEliminar
  5. (A importância de ler)+


    O sonho que transformo em poesia,
    Rabiscando como se fosse pintura,
    A tristeza que transformo em alegria,
    Como um livro que abre as portas à cultura.

    Ler é sonhar de olhos abertos,
    É esquecer a amargura,
    Vivendo os momentos certos,
    Que ler reforça a cultura.

    Ler revistas e jornais,
    E ler livros amiúde,
    Mesmo antigos manuais,
    Que ler faz bem à saúde.

    Pego num livro e leio,
    Sem o deixar pelo meio,
    P’ra saber o fim da história,

    Verdadeira ou fantasia,
    Em prosa ou em poesia,
    Que ler faz bem à memória.

    Fernando Figueiredo EFA 12º (2ºAno)

    ResponderEliminar
  6. Boa noite
    Quero aqui deixar expresso, o meu testemunho de agradecimento pelo evento, embora tenha sido curto, mas foi muito bom e especialmente a parte das declamações, foi o que mais gostei.
    Por tudo o meu obrigado.
    Vítor Santos

    ResponderEliminar
  7. Olá adultos,

    Gostei da vossa participação neste blog. Obrigada.

    Estamos a preparar a próxima actividade, em breve será divulgada.

    Ao sr. Fernando: aproveite este espaço para as suas quadras.

    Celina Busto Fernandes

    ResponderEliminar
  8. Olá, boa tarde
    Aqui estou para deixar a minha opinião sobre o livro, Quantas Madrugadas Tem a Noite de Autores Lusófonos, que eu requisitei no dia do Evento Ler Mais.
    O comentário que se fez na sala sobre este livro foi interessante o que me levou a querer ler, não gostei, li 20 páginas, saltei umas quantas, voltei a tentar ler, garanto.

    ResponderEliminar
  9. A escrita é toda em calão e tem muitos palavrões, a história não me conseguiu despertar interesse algum, apesar de eu ter nascido em África, penso que este género de leitura irá agradar aos mais novos, isto é a minha opinião.

    ResponderEliminar